E Lab

 

 

 

Plano de Gestão do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural nas Obras de Implantação do Metropolitano de São Paulo 

 

 

O livro apresenta o trabalho sobre a memória das comunidades envolvidas no Plano de Gestão do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural nas Obras de Implantação do Metropolitano de São Paulo, em suas Linhas 02/Verde Lote 08 e sua Linha 04/Amarela. 
O Plano é desenvolvido desde março de 2004 pela DOCUMENTO, em parceria com a Companhia do Metropolitano de São Paulo. Todas as ações têm como base principal a Arqueologia Pública, conceito que propõe a integração dos conhecimentos científicos com os saberes tradicionais das comunidades, além de seu compartilhamento com os diversos públicos envolvidos e interessados. Dentre os trabalhos, se destacam a Exposição Cultural Itinerante e as Oficinas Culturais. (para saber mais, visite http://documentoculturalmetro.ning.com/).
 
Clique aqui para download da Versão em PDF.
 
Clique aqui para download da Versão Ebook.

 

Paisagens Culturais da Baía de Santos

O livro apresenta o trabalho sobre a memória das comunidades da Baixada Santista no escopo do Programa de Gestão do Patrimônio Cultural do Sistema Viário da Margem Direita do Porto de Santos. O programa é desenvolvido desde março de 2008 pela DOCUMENTO, em parceria com a Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo). Todas as ações têm como base principal a Arqueologia Pública, conceito que propõe a integração dos conhecimentos científicos com os saberes tradicionais das comunidades, além de seu compartilhamento com os diversos públicos envolvidos e interessados. Dentre os trabalhos, se destacam a Exposição Cultural Itinerante e as Oficinas Culturais. (para saber mais, visite http://documentoculturalsantos.ning.com ).

 

 

Clique aqui para download da Versão em PDF.
 
Clique aqui para download da Versão Ebook.
Memórias de Rondônia  - Povos e Culturas do Rio Madeira
 
Histórias que relatam os modos de vida, folclore, sociedades agricultoras e mitologia dos povos do Rio Madeira, em Rondônia, são descritos neste livro pela sócia-diretora da DOCUMENTO, Dra. Erika Robrahn-González. A publicação faz parte do “Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural da UHE Jirau- RO”. Desenvolvido desde 2009, o programa diz respeito à construção da Usina Hidrelétrica Jirau no médio curso do Rio Madeira, e que conta com a participação ativa da comunidade. O objetivo é contribuir para a valorização e conhecimento do Patrimônio Cultural local, propiciando a difusão do conhecimento através de ações que visem sua sustentabilidade. (para saber mais, visite http://documentoculturaljirau.ning.com ).
 
Clique aqui para download da Versão em PDF.
 
Clique aqui para download da Versão Ebook.

 

    A revista de Arqueologia Pública é uma ferramenta informativa que busca trabalhar a temática da Arqueologia Pública reunindo textos, artigos e resenhas contendo experiências sobre o tema.


    Edição 2006

    Edição 2007

    Edição 2008

 

Mídias Sociais

 

As mídias sociais propuseram novas alternativas de comunicar o conhecimento: os conteúdos são criados de forma simultânea e constante, sem fronteiras de participação ou compartilhamento. São ferramentas cada vez mais populares na internet, e muitas das empresas que passaram a investir positivamente no meio têm apresentado excelentes índices de crescimento de receita.
 
A DOCUMENTO tem nas redes sociais o principal canal de comunicação de seus Programas de Gestão do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural. Isso porque a empresa tem como filosofia o conceito do e-Science, metodologia que alia às pesquisas científicas o uso intensivo dos meios tecnológicos, e permite obter resultados precisos e dinâmicos. 
 
Vídeos, fotos depoimentos e entrevistas de nossa equipe com as comunidades envolvidas nos projetos da DOCUMENTO podem ser vivenciados em nossas mídias sociais. Os Programas contemplados pela empresa recebem Exposições Oficinas, trabalho que visa conscientizar as comunidades sobre a importância de se preservar o Patrimônio Cultural do País, por meio de diretrizes pedagógicas da DOCUMENTO. Para tanto, os ambientes virtuais das Exposições Oficinas foram desenvolvidos em plataforma NING. Com essa tecnologia, os usuários podem criar redes sociais personalizadas, com comunidades próprias, layouts customizáveis, galeria de fotos e vídeos.
 

 

Acompanhe nossas Mídias Sociais!

 

Sites  
 
Blogs e Redes Sociais  
 
     
       
  
 
Twitter  
Facebook  
Wikispaces  

 

Tags

 

planejamento     estratégico   

   arqueologia     patrimônio  

  monitoramento     diagnóstico   

  levantamento     gestão    

salvamento     monitoramento

 

Procurar no site

Contato

Market Place Arqueoplan (11) 4551 - 5201

Skype:doc.atendimento