ARQUEOLOGIA, FUTURO E HISTÓRIA HUMANA GLOBAL: O XVIII CONGRESSO MUNDIAL DA UISPP

05-06-2018 09:25

Teve início ontem o XVIII Congresso Mundial da UISPP, na Universidade Pantheon-Sorbonne, Paris. O tema geral do evento indica os principais temas científicos que serão tratados, inseridos nas reflexões atuais sobre os desafios globais do século XXI: adaptação e durabilidade das sociedades humanas face às variações climáticas. Destacam-se ainda as temáticas do estudo de processos de transição, o desenvolvimento de modelos de durabilidade e resistência de sistemas, o incremento de metodologias de pesquisa e as práticas de conservação do patrimônio arqueológico.

Para atender a estes desafios, destaca-se a importância da perspectiva multidisciplinar e colaborativa no diálogo entre cientistas e a sociedade.

Na próxima quarta-feira, dia 6, ocorrerá a sessão “Archaeology in transdisciplinar researches: contributions to a Sustainability Science”, organizada por mim, Friedrich Lueth (Deutsches Archaeologisches Institut) e Ranjana Ray (Calcutta University, India). Esta sessão terá a apresentação de resultados de projetos em Moçambique, India, Brasil e Portugal.

Neste Congresso está sendo estruturado um projeto institucional da UISPP com o objetivo de desenvolver uma síntese global da história da Humanidade, visando reunir o estado da arte do conhecimento científico arqueológico e de patrimônio cultural.

O XVIII Congresso Mundial da UISPP reúne mais de 1.000 participantes, e se estenderá até sábado, 9 de maio.  Para saber mais, acesse o link:

https://uispp2018.sciencesconf.org/

 

Procurar no site

Contato

Market Place Arqueoplan (11) 4188 - 9800

Skype:doc.atendimento