Documento apresenta o Projeto Da Aldeia Carapicuíba à Cultura de Rua para instituições e entidades governamentais locais

16-09-2014 08:57

 

Com o objetivo de agregar novos parceiros para o projeto Da Aldeia Carapicuíba à Cultura de Rua, a DOCUMENTO Ecologia & Cultura participou, no dia 9 de setembro, de reunião com integrantes da secretaria de Cultura de Carapicuíba, e profissionais da ONG OCA (Associação da Aldeia de Carapicuíba).  Durante o encontro, foram apresentadas novas estratégias de ações para o desenvolvimento efetivo do projeto.

 

Diante de sua relevância para o reconhecimento de uma identidade cultural, a empresa está empenhada na busca de parcerias com entidades governamentais e instituições que realizem atividades semelhantes na região.  Com esse propósito, a reunião realizada em 9 de setembro contou com as presenças de integrantes das equipes das áreas de Gestão socioambiental e de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, os quais apresentaram ao secretário de Cultura do município, Luiz Carlos Magalhães Peixoto, os conceitos básicos dos trabalhos de Educação Patrimonial realizados pela DOCUMENTO, há mais de quinze anos, em diversos estados do Brasil.

 

OCA (Associação da Aldeia de Carapicuíba), ONG criada em 1996, é constituída por profissionais que realiza ações com crianças e jovens com o intuito de trabalhar o significado de “Ser Cidadão”. Nesse mesmo dia, as equipes da DOCUMENTO conheceram o espaço onde a OCA desenvolve as suas atividades, além de apresentar o Projeto aos seus integrantes. Com a reunião, a instituição está à disposição para futuros contatos e parcerias. A meta é promover ações de sustentabilidade, envolvendo as comunidades e as suas manifestações culturais locais.

 

Idealizado pela DOCUMENTO, o projeto Da Aldeia Carapicuíba à Cultura de Rua tem como foco a história da Aldeia de Carapicuíba, uma das doze aldeias jesuíticas fundadas ao redor de São Paulo de Piratininga em 1580. Atualmente, é a única que preserva suas características arquitetônicas, mantendo um núcleo de residências baixas e uma capela ao redor de um pátio quadrangular com um cruzeiro ao centro.

 

Em 2012, a DOCUMENTO desenvolveu algumas ações pontuais na Aldeia, participando do seminário: “A Obrigatoriedade da Cultura Afrodescendente no Currículo”, evento que contou com apresentações de grupos da cultura rastafári no Brasil, do hip-hop, entre outros. 

 

Clique aqui e acompanhe as fotos pelo blog!

Procurar no site

Contato

Market Place Arqueoplan (11) 4188 - 9800

Skype:doc.atendimento