Em Jornada Pedagógica, Instituto Olho D’ água amplia parceria com educadores de Coronel José Dias, no Piauí

09-02-2015 11:21

A diretora do Instituto Olho D’ Água, Marian Helen Rodrigues, participou nesta semana da Jornada Pedagógica promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Coronel José Dias, no Piauí, aos educadores do município. O evento foi realizado em parceria com a DOCUMENTO Ecologia & Cultura, e contou com as presenças de Manoel Galvão, prefeito da cidade, e de Teresinha de Castro, secretária de Educação.

O contexto local da cultura e história do município de Coronel José Dias, e a importância da valorização de uma identidade regional, foi exposto por Marian Helen durante a Jornada Pedagógica. A relevância de se estruturar materiais didáticos sobre os modos de vida regionais, com o objetivo de que os professores refletissem sobre as suas raízes históricas, foi destacado pela diretora do Instituto Olho D’ Água.

O Instituto tem como suas metas primordiais a estruturação de circuitos culturais alternativos no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara, com opções interativas para todos os visitantes. A ideia é criar um ecoturismo direcionado às ações de valorização e preservação da história local, com base no conceito da arqueologia colaborativa. Ao compreender as raízes de sua identidade, comunidades tradicionais tornam-se parceiras no fornecimento de informações para as atividades de turismo cultural. 

No evento, Marian Helen apresentou experiências de projetos realizados pela DOCUMENTO no Brasil, como os promovidos com comunidades indígenas da Amazônia, além do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico Obras de Revitalização da AEIU Portuário “Porto Maravilha”, no Rio de Janeiro. 

Durante a Jornada, a diretora do Instituto Olho D´Água também falou a respeito do ensino das relações étnicas-raciais para o aprendizado de conteúdos sobre a história e cultura afro-brasileira e africana, instituído como obrigatório pela Lei 10.639/03 nos currículos das escolas públicas e privadas. Ao final, uma exposição com artefatos pré-históricos e históricos de Coronel José Dias, e uma oficina de experimentação arqueológica em que os processos de construção de artefatos em pedra, em cerâmica e a confecção de tinta para arte rupestre foram apresentados aos participantes da Jornada.

Clique Aqui e veja na íntegra, com fotos, pelo Blog do Instituto.

Procurar no site

Contato

Market Place Arqueoplan (11) 4188 - 9800

Skype:doc.atendimento