Exposição Cultural Xingu

20-08-2009 21:24

    Na cidade de Água Boa/MT, durante os dias 20 e 21 de agosto, está sendo desenvolvida outra Oficina Cultural Xingu, desta vez com a participação das etnias Waurá e Mehinako.
 

    Este evento busca dar continuidade ao trabalho de mapeamento e registro das paisagens históricas e culturais dos grupos indígenas alto-xinguanos. Este trabalho foi iniciado em 2005,  já tendo alcançado, como resultado, o recebimento do Prêmio Rodrigo de Mello Franco pelas comunidades indígenas. O Prêmio é oferecido pelo IPHAN pela melhor iniciativa institucional de resgate do Patrimônio Cultural Brasileiro.
 

    Outro resultado foi a abertura e instrumentação de processo de tombamento das paisagens sagradas do Sagihengu e Kamukuwaká, junto ao IPHAN. Estas paisagens sagradas foram, também, indicadas para reconhecimento junto à UNESCO, como Patrimônio da Humanidade.

    O trabalho, agora, está voltado à elaboração de um Projeto de Corredor Cultural, ligando o Parque Indígena do Xingu aos locais sagrados, contribuindo para uma ampliação do registro e valorização da história indígena regional.

Procurar no site

Contato

Market Place Arqueoplan (11) 4188 - 9800

Skype:doc.atendimento